Travessia Nova Lima – São Sebastião das Aguas Claras

Estava de ferias, sem nada pra fazer e com vontade de trilhar, foi então meu amigo Éder me chamou e perguntou se eu estava livre para uma trilha na sexta-feira, convidamos outras pessoas, mas somente a Victória estava livre. Após uma pequena pesquisa escolhemos a travessia Nova Lima – São Sebastião das Aguas Claras e na sexta-feira dia 30 de dezembro partimos pra Nova Lima.

Iniciamos a travessia ao lado do colégio Santo Agostinho em Nova Lima (RMBH), os 2 km iniciais foram no asfalto ao lado de alguns condomínios dentre eles o Vale dos Cristais, a trilha de fato começa ao seu lado já com um belo mirante.

Logo a frete nos deparamos com uma descida íngreme, sendo necessário apoiar-se na cerca do condomínio por segurança e logo após uma subida forte sendo necessário mais uma vez o apoio da cerca.
Após a subida fizemos uma pequena pausa para fotos e logo

retornamos para trilha caminhamos algum tempo na crista da serra onde já era possível notar alguns pontos de erosão logo a frente. Passamos por um pequeno trecho de mata fechada e atravessamos um pequeno curso d’água e logo estávamos na erosão que avistamos anteriormente além das valas deixadas pelo intenso fluxo de motos no local. Uns 800 metros após o curso d’água estávamos na “Perdidas”,

atenção neste trecho pois encontramos no caminho além das motos alguns ciclistas. Seguimos mais ou menos 1 km até onde descemos a direita e podemos ficar tranquilos pois as motos não descem esta trilha. Entramos na matinha e logo o sinal de GPS foi embora, seguimos nosso caminho tranquilos apesar da mata infestada de lagartas, algumas arvores nem era possível enxergar o troco de tanta lagarta nelas.

Ribeirão Macacos

Atravessamos o ribeirão Macacos e pouco após chegamos na área urbana de São Sebastião das Águas Claras e finalizando nossa travessia em frente a capela do distrito por volta de meio dia. Resolvemos andar um pouco pela região e como não poderia faltar fizemos um belo lanche antes de voltar para BH

Fotos da travessia
Nova Lima - São Sebastião das Água Claras (Macacos)

Informações

Travessia realizada dia 30 de dezembro de 2016
Extensão: 10,5 km
Elevação: 1.149 metros

A quem deseja realizar esta travessia cuidado com as motos, parte da trilha também é utilizada por praticantes de motocross

São Sebastião das Águas Claras, também conhecido como Macacos, é um distrito de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, teve sua origem vinculada ao Ciclo do Ouro. Uma de suas primeiras construções é a Igreja de São Sebastião, construída em 1718, era utilizada para as festas religiosas do lugar. A igreja foi reformada em 1801 e depois, passou por outros reparos, sendo restaurada recentemente. Com o passar do tempo, Macacos foi se formando, alicerçada, nas atividades de pequena agricultura e comércio de gêneros de primeira necessidade. A extração do ouro durou até meados do século XIX, quando o metal tornou-se escasso e sua extração mais difícil, e isso fez com que a região ficasse esquecida. Entretanto, nas últimas décadas, Macacos teve esse quadro mudado pelo turismo de aventura, o turismo gastronômico e principalmente o ecoturismo. (Fonte: Wikipedia)

Compartilhe

Gus Metallum

Trilheiro, entusiasta das artes mateiras, da fotografia, do arco e flecha e tiro esportivo. Iniciou as praticas outdoor em setembro de 2016 e não parou mais. Um dos fundadores do Elite das Serras