Travessia circular na Serra da Calçada

Esta Travessia une trilhas conhecidas da região como cachoeira das Ostras via Retiro das pedras, Forte Brumadinho.

Trilha ao lado do condomínio

Iniciamos em frente ao condomínio Retiro das pedras  seguindo uma estradinha muito utilizada por ciclistas e moradores dos condomínios para caminhadas. Seguindo o muro do Retiro das pedras até a estação de tratamento do mesmo onde de fato inicia a trilha. Alguns metros a frente ficamos deslumbrados pela vista e fizemos uma pequena pausa para fotos.

Com muito chão a percorrer e só no inicio da travessia, não podíamos ficar muito tempo parados e seguimos nosso caminho. Descemos a serra e atravessamos o riacho em uma pinguela feita com tronco de arvore, novamente subimos e nos encantamos com a paisagem repleta de canelas de ema

Caminhamos por aproximadamente 1,5 km na crista da serra, mais uma vez descemos até o riacho e desta vez não teve jeito, foi enfiar o pé na agua e seguir até a cachoeira da Pedra Furada e um pouco acima desta a cachoeira das Ostras. Após um belo banho, subimos o ‘paredão’ conhecido pelos frequentadores da região e terror dos sedentários que vão de chinelinho pras cachoeiras. Fomos rumo ao mirante onde pegamos o caminho a esquerda, pois nosso objetivo era o Forte Brumadinho.
Ao chegar no trecho de mata fechada a tecnologia nos deixou na mão, resolvemos subir a serra mais próxima na espera de captar sinal GPS e nada do sinal voltar.
O jeito foi continuar andando na crista e visualizar algum ponto de referencia, em dado momento notamos o Forte na serra ao lado, como já estava tarde e logo a noite chegaria decidimos seguir rumo aos prédios da mineradora abandonada sem saber ao certo se conseguiríamos achar caminho entre a serra que estávamos e os prédios, já que não havia trilha, para então chegar na estradinha que nos levaria ao condomínio. Após subirmos rochas, passar, por cerca e subir um muro de pedra, chegamos aos prédios abandonados no inicio da noite. Já na estradinha a caminho de finalizarmos nossa travessia encontramos um ciclista pedalando sozinho naquela escuridão.
Por fim chegamos a portaria do condomínio Retiro das pedras por volta das 21:00, cansados e sujos da mata queimada, porém de alma lavada.
Fotos da travessia

Serra da Calçada

Informações
Travessia realizada dia 07 de janeiro de 2017
Distancia: 17 km
Nível: Moderado
A todos que desejam fazer esta travessia, atenção na parte de mata fechada pois o GPS falha e não tem trilha visível no local
A Serra da Calçada, situada a cerca de 20 km de Belo Horizonte localiza-se à margem direita da BR/040, sentido Rio de Janeiro, estendendo-se por cerca de 8 km entre os municípios de Nova Lima e Brumadinho. Divide as bacias dos rios Paraopeba e das Velhas, importantes mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Inserida na Área de Proteção Ambiental Estadual (APA-Sul / RMBH), sua extremidade sul encontra-se parcialmente no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e na Área de Proteção Especial Catarina. Sua porção nordeste faz limite com a Estação Ecológica de Fechos. Incorpora uma área verde de aproximadamente 1,1 mil hectares onde vivem e se reproduzem várias e importantes espécies da fauna e da flora nacionais. Originam-se nesta Serra diversos aquíferos e nascentes que abastecem de água potável muitos municípios vizinhos de Brumadinho.
A denominação de Serra da Calçada deve-se à formação especial de seus solos, compostos basicamente por óxidos de ferro hidratado e cimentado em consequência do intemperismo a que foram submetidos. Outra versão, baseada em razões históricas, sustenta que o nome vem dos antigos pisos calçados, ainda hoje existentes em vários trechos da serra, que facilitavam o acesso aos antigos núcleos de mineração e fazendas da região, cuja ocupação remonta ao final do século 17 e início do século 18.
Compartilhe

Gus Metallum

Trilheiro, entusiasta das artes mateiras, da fotografia, do arco e flecha e tiro esportivo. Iniciou as praticas outdoor em setembro de 2016 e não parou mais. Um dos fundadores do Elite das Serras

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial